Luiz Fux assume vice-presidência da República por alguns dias; entenda

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux se tornará “vice” do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), entre a noite desta terça-feira (5/10) e a noite de quinta-feira (7/10).

Isso acontecerá porque, nesse período, tanto o vice-presidente, Hamilton Mourão, quanto os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), estarão fora do Brasil.

Segundo a Constituição, os cargos ocupados por Mourão, Lira, Pacheco e Fux são, respectivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto da linha sucessória do Planalto. Com os três antecessores ausentes, o presidente do STF se tornará o segundo da fila.

Nesse período, caso Bolsonaro também se ausente do país ou fique impedido de alguma forma de exercer a Presidência da República, o comando do país será assumido pelo chefe do Supremo. As informações são do Metrópole.

Mourão está fora do país desde 26 de setembro, quando embarcou em viagem de 12 dias, com destino ao Egito, a Dubai e à Grécia. O general da reserva só deve voltar ao Brasil na noite desta quinta.

Os presidentes da Câmara e do Senado, por sua vez, viajam no fim da noite desta terça para a Itália, onde terão reuniões preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (COP26). Os dois só devem retornar ao Brasil no dia 12 de outubro.