
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por videoconferência com o presidente norte-americano Donald Trump na manhã desta segunda-feira (6). O encontro virtual, agendado para as 10h, durou cerca de meia hora, marcando uma tentativa de reaproximação após meses de relações conturbadas.
Ministros importantes do governo brasileiro estiveram no Palácio da Alvorada para acompanhar a reunião, incluindo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Industrial, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
A conversa acontece semanas após Trump ter elogiado o presidente brasileiro durante a Assembleia da ONU, mencionando que havia se estabelecido uma “química excelente” entre os dois.
O diálogo entre os presidentes visa aliviar uma crise diplomática acentuada neste ano. O governo dos Estados Unidos havia iniciado um conflito contra o Brasil, sob o argumento de que o comércio entre os países era desigual e de que o Supremo Tribunal Federal (STF) promovia uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.
Em julho, Trump anunciou um “tarifaço” de 50% contra produtos brasileiros importados pelos EUA. Além disso, o governo norte-americano sancionou o ministro do STF Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky, instrumento que visa sufocar financeiramente os atingidos por violações de direitos humanos.