Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Universidade Nacional da Malásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu neste sábado (25), em Kuala Lumpur, capital da Malásia, o título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia (UKM).

Durante a cerimônia, presidida pelo sultão de Negeri Sembilan e reitor da instituição, Tuanku Muhriz, Lula agradeceu a homenagem e afirmou que o reconhecimento é dedicado ao povo brasileiro.

“Recebo o título com profunda emoção e sincera gratidão. Este diploma não é do Lula, é de 215 milhões de brasileiros”, declarou o presidente, segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Em seu discurso, Lula também destacou a importância de fortalecer as relações acadêmicas entre Brasil e Malásia. “Que o dia de hoje seja mais uma semente lançada para fortalecer os laços humanos e inspirar as novas gerações a sonhar, questionar e agir. Espero que o português do Brasil possa ser ouvido nos corredores da Universidade Nacional da Malásia”, afirmou.

A homenagem ocorreu um dia após o presidente protagonizar uma nova polêmica. Na sexta-feira (24), durante agenda na Indonésia, Lula afirmou que “traficantes são vítimas dos usuários”. Após repercussão negativa, reconheceu que a frase foi “mal colocada”, mas, em publicação no X (antigo Twitter), afirmou que “mais importante do que as palavras são as ações” do governo.