Lula solicita o fechamento de clubes de tiro no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), divulgou uma declaração em que pediu ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que procedesse com o fechamento da maioria dos clubes de tiro em todo o país.

De acordo com Lula, somente as organizações de segurança, como as polícias e as Forças Armadas, deveriam ser autorizadas a possuir espaços destinados à prática de tiro.

Além disso, Lula reforçou o apoio ao decreto emitido por ele na semana anterior, que estabeleceu restrições ao acesso de civis a certas armas de fogo e tipos de munição. Em sua justificativa, o presidente questionou o motivo pelo qual um cidadão comum desejaria possuir uma pistola de 9 mm e o que ele faria com essa arma.

O presidente destacou que o objetivo do decreto é evitar confusões relacionadas à permissão para aquisição de armamentos, especialmente considerando o papel dos CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores). “No fundo, esse decreto de liberação de armas que o presidente anterior fez era para agradar o crime organizado, porque quem consegue comprar é o crime organizado e gente, com dinheiro. Pobre trabalhador não está conseguindo comprar comida”, disse.