Médico da Família foi um dos projetos que mais marcou gestão de Alfredo

Dentre todas as ações, programas e projetos desenvolvidos pelo candidato à prefeitura de Manaus, Alfredo Nascimento (PL), quando prefeito, no período de 1997 a 2004, a população afirma que o Programa Médico da Família marcou um bom momento na saúde básica manauara e deveria ser trazido de volta.

As afirmações acontecem diariamente, durante os inúmeros encontros que Alfredo têm com a população em diferentes zonas da cidade. Segundo ele, é corriqueiro ouvir das pessoas o quanto as “casinhas de saúde”, nome popular do projeto, foram importantes na vida das famílias.

“O Médico da Família foi um grande aliado na saúde preventiva na cidade de Manaus. As pessoas não precisavam sequer sair de casa. Eles recebiam a visita de médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, que consultavam, faziam exames e levavam os remédios. Diminuímos inclusive a mortalidade infantil, disponibilizando suplementos nutricionais que salvaram a vida e garantiram a saúde de muitas crianças”, relembrou.

Alfredo, que conta com o apoio do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou o fato da prefeitura hoje ter realizado 67 novas obras em saúde, com destaque para novas e modernas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), reformas das Bases do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e criação das Clínicas da Família e da Escola de Saúde Pública (Esap), para qualificar profissionais e ampliar a cobertura da rede básica.

Segundo Alfredo, essas ações alcançaram 63,69% de cobertura básica no mês de junho, o que representa atendimentos básicos de saúde para mais de 1,39 milhão de moradores da cidade. É o melhor resultado desde 2009. Com isso, acredita que ao trazer o Médico da Família de volta irá ampliar mais ainda esse índice de cobertura.

“Existe um bom trabalho na saúde e com toda essa base somando-se com os atendimentos do Médico da Família, vamos alcançar os 80% de cobertura que seria ideal para a cidade de Manaus”, explicou Alfredo.

A moradora do bairro Crespo, Marleane Soares, relembra como o Programa Médico da Família ajudou no atendimento de saúde a sua família. “A minha avó era hipertensa, diabética e com problemas cardíacos, e o médico ia em casa atendê-la. Ela não precisava sair e ainda recebia os remédios. Isso precisa voltar”, disse a Marleane.

Alfredo Nascimento é candidato à prefeitura de Manaus pela coligação “Trabalho bom merece continuar”. A vice-prefeita da chapa é a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB).