Membros da família Aziz são presos em operação da PF em Manaus

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta (19), a Operação Vertex, nova fase da Operação Maus Caminhos, para investigar crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa.

Entre os alvos da investigação estão o ex-governador do Amazonas e atual senador Omar José Abdel Aziz e sua mulher Nejmi Aziz.

Membros da família Aziz foram presos, entre eles estão os irmãos do ex-governador Omar Aziz, Amin, Murad e Mansur Aziz e a ex-primeira-dama Nejmi Aziz.

Agentes cumprem no Amazonas, em Brasília e em São Paulo 49 ordens expedidas pela Justiça Federal – nove mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão, sete mandados de sequestro de bens móveis e 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas, congelando cerca de R$ 92,5 milhões.

A Polícia Federal apura supostas entregas de dinheiro em espécie e negócios que teriam sido realizados para ocultar a entrega de valores dissimulados por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.

Segundo a PF, o Supremo Tribunal Federal desmembrou a investigação porque foram encontrados indícios de que um ex-governador do Amazonas teria recebido ‘vantagens indevidas’ – por exercer o cargo de senador o político poderia ter direito a foro por privilegiado no STF.

Em razão do entendimento do Supremo de que foro por prerrogativa de função conferido aos deputados federais e senadores se aplica apenas a crimes cometidos no exercício do cargo e em razão das funções a ele relacionadas, o Ministro Dias Toffoli enviou a investigação ao juízo de 1ª instância, informou a PF, e assim, em janeiro deste ano, a investigação foi retomada.

A ‘Maus Caminhos’ foi deflagrada em setembro de 2016 para desarticular uma organização que desviava recursos públicos do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas. As outras fases da operação – a Custo Político, Estado de Emergência e Cashback – também tem relação com a ação deflagrada nesta sexta.

Na ‘Custo Político’ a PF apurou a prática de corrupção, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa por cinco ex-secretários de estado e servidores públicos.

Já a ‘Estado de Emergência’ chegou ao núcleo político do Poder Executivo estadual, e prendeu temporariamente o ex-governador do Amazonas Jose Melo por suposto envolvimento em desvios de recursos públicos na área da Saúde.

A Operação Cashback apurou o envolvimento de outras empresas em conluio, em relação as quais, suspeita-se que foram efetuados pagamentos embasados em notas fiscais falsas, sem a correspondente prestação de serviço, além de pagamentos por serviços superfaturados.

‘Vertex’

A Polícia Federal informou que o nome da operação, Vertex, é sinônimo da palavra vértice e ‘significa o ponto mais alto, o ápice, correspondendo ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes pelo governador à época da criação da organização criminosa formada em torno do Instituto Novos Caminhos’.

COM A PALAVRA, O SENADOR OMAR AZIZ E SUA MULHER

A reportagem tenta contato com o Senador. O espaço está aberto para manifestação.

Fonte: Estadão