Município de Coari realiza realiza eleição “tampão” no próximo domingo (5)

Amazonas – Neste domingo (5), ocorre no município de Coari (450 quilômetros de distância até Manaus), o pleito “tampão” para o cargo de prefeito da cidade. A nova eleição corre após Adail Filho ter seu mandato de 2020 cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

No dia do pleito, a segurança será intensificada nesses pontos da cidade, que recebeu também a instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle, que contará com reforços de agentes da Força Nacional, Exército, Polícia Militar, Civil e Federal. O Ministério Público do Amazonas também acompanha o pleito.

Cassação

O ex-prefeito Adail Filho e o vice, Keitton Pinheiro, tinham sido reeleitos no 1º turno das eleições municipais de 2020. Segundo o TRE, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

Isso porque o pai do prefeito, Adail Pinheiro foi eleito em 2012, mas cassado pela justiça em 2014. Na ocasião, Raimundo Magalhães assumiu o cargo e completou o mandado. No entanto, em 2016, Adail foi eleito prefeito e reeleito em 2020.

O espaço de tempo entre o afastamento do pai e a eleição do filho, foi usado como argumento pela defesa do prefeito para alegar que houve ruptura temporal entre os mandados de pai e filho, mas os desembargadores afirmaram que jurisprudências antigas do TSE e do STJ mostram que esse argumento não prosperou.

No início de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) em relação à cassação do mandato de Adail Filho.

Com informações de G1