Parlamentar amazonense indica necessidade de consulado americano em Manaus

Manaus tem voo direto para Miami, cidade localizada no estado da Flórida, que é um dos principais destinos de amazonenses nos períodos de férias, segundo as agências de viagem que atuam na capital. Mas, quando um amazonense precisa renovar ou tirar o visto americano pela primeira vez é necessário se deslocar para outras localidades como Recife, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.

O mesmo ocorre com demais moradores da região Norte do Brasil, onde os Estados Unidos não têm sequer um consulado para emissão de visto de entrada no país. A fim de solucionar esse problema, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) enviou uma Indicação ao Ministério de Relações Exteriores, sugerindo que seja implantado um consulado em Manaus.

O parlamentar amazonense justifica que a instalação de uma representação diplomática no Amazonas irá facilitar o intercâmbio de turistas brasileiros com destino a cidades estadunidenses. Isto porque para emissão do visto é necessário que o solicitante se apresente pessoalmente para entrevista no consulado americano, o que dificulta para os amazonenses devido o deslocamento para outros estados.

“Somente a Região Norte não conta com uma representação diplomática dos EUA com prestação de serviços consulares, tendo os residentes desta Região, quando exigida sua presença perante uma autoridade consular, que se deslocarem preferencialmente para Brasília ou eventualmente para Recife a depender das facilidades de transporte”, disse.

Alberto Neto argumentou ainda que o Estado brasileira mantém nos Estados Unidos dez consulados espalhados estrategicamente pelo país, a fim de facilitar o acesso de americanos ao Brasil. “Enviei a Indicação enfatizando que a relevância amazônica no âmbito de nossas relações internacionais, particularmente, para o intercâmbio Brasil-EUA, em especial quanto aos relevantes investimentos de empresas estadunidenses na Zona Franca de Manaus”, disse.