Pesquisa eleitoral Exame/Ideia: Lula segue líder; “terceira via” tem 7% na espontânea

Brasil – Pesquisa do Instituto Ideia, encomendada pela revista Exame, mostra que Lula (PT) segue líder isolado nas intenções de votos para a disputa presidencial de 2022. O petista tem 28% na pesquisa espontânea – quando não são revelados os nomes dos candidatos – e um porcentual que varia entre 37% e 42% nos cenários estimulados. No segundo turno, o ex-presidente vence todos os adversários.

Nada encontrado

Com 20% na pesquisa espontânea, Jair Bolsonaro (PL) segue sendo o principal oponente de Lula. Entre os candidatos da chamada “terceira via”, apenas Ciro Gomes (PDT), com 3%, Sergio Moro (Podemos), com 2%, e João Doria (PSDB), com 1%, pontuaram. Somados os três e todos os outros citados, o porcentual chega a 7%.

“Aproximadamente 45% dos entrevistados(as) não verbalizam um nome sequer de candidato. A denominada ‘terceira via’ não soma mais de 7% dos votos. Ainda são embrionárias na cabeça do eleitor as candidaturas de Doria, Moro, Ciro e Rodrigo Pacheco”, diz Maurício Moura, fundador do Ideia.

Lula vence em todos os cenários

Em um cenário com todas as pré-candidaturas já colocadas, Lula soma 37%, Bolsonaro 27%, Moro 10%, Ciro 6% e Doria 4%. Rodrigo Pacheco (DEM), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Cabo Daciolo (Patriota) marcam 1% cada. Os demais não chegaram a 1%.

Sem os candidatos que não pontuaram, Lula soma 42% contra 30% do atual presidente. Moro tem 11%, Ciro 8% e Doria 4%.

Em um terceiro cenário com Doria (7%) e sem Moro, Lula tem 38%, Bolsonaro 32%, Ciro 9%. Com Moro (14%) e sem Doria, o petista segue com os mesmos 38%, Bolsonaro vai a 30% e Ciro a 8%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula vence Bolsonaro (47% a 36%), Doria (48% a 24%), Moro (44% a 33%) e Ciro (42% a 26%).

Bolsonaro também é derrotado por Moro (36% a 34%) e por Ciro Gomes(38% a 37%). O Instituto não divulgou se houve pesquisa da disputa entre Doria e Bolsonaro no segundo turno.

Bolsonaro lidera rejeição

Na pesquisa Exame/Ideia, Bolsonaro segue liderando a rejeição, com 48%. Em seguida vem Lula, com 40%. No levantamento, no entanto, Doria, um dos líderes de rejeição em outros estudos, aparece com 22%, e Moro, que também tem altos índices de rejeição, com 21%. Ciro é rejeitado por 20%.

Bolsonaro é considerado ruim ou péssimo pela maioria

A pesquisa mostra ainda que o governo Bolsonaro é avaliado como ruim ou péssimo por 51% dos entrevistados – 22% consideram regular, 17% bom e 8% ótimo.

A desaprovação soma 53% – 39% desaprovam totalmente e 14% desaprovam. Outros 16% dizem que não aprovam e nem desaprovam, 20% aprovam e 11% aprovam totalmente. Para 61% dos eleitores, Bolsonaro não merece ser reeleito.

A pesquisa ouviu 1,2 mil eleitores em todas as regiões do país entre os dias 6 e 9 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança de 95%.

Via: Revista Fórum