Petista Jean Wyllys afirma que o “Governo Bolsonaro usou a pandemia para matar pessoas”

Brasil – Em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quinta-feira (5), o ex-deputado Jean Wyllys, que hoje está fazendo doutorado na Espanha onde pesquisa o método da desinformação, que também engloba a produção de fake news, ressaltou o fato de que foi a primeira vítima desse tipo de ação política.

“Eu fui uma vítima da primeira onda de fake news e parte da esquerda não se solidarizava porque, não época, a esquerda não entendia bem o que era, mas também não vinha por conta de uma homofobia institucional que a esquerda precisa discutir”, disse Jean.

Tendo a sua vida e o seu mandato atacado massivamente pela técnica da desinformação e fake news, Wyllys comentou sobre a inclusão do presidente Bolsonaro no inquérito que visa investigar a produção de notícias falas pelo Supremo Tribunal Federal.

“Antes tarde do que nunca, esse esquema da desinformação, conduzido por essa estrutura imaterial chamada ‘gabinete do ódio’ e que talvez exista dentro do Palácio do Planalto, que alimenta todo um ecossistema de desinformação nas redes, e não é novidade que a família Bolsonaro esteja envolvida na concepção desses crimes”, destacou Wyllys.

Além disso, Wyllys também atentou para o fato de que, além de mentir e destruir reputações, a produção das fake news “tem implicação material. A negociação da pandemia a recomendação da medicação ineficaz resultou em mais de 500 mil mortes pessoas que tinham história, família, amigos e que morreram por causa da desinformação. Esse governo manejou a pandemia para matar pessoas. Hoje a desinformação é o combustível da extrema direita”.

Todavia, o ex-deputado afirma que a prática da desinformação só começou a ser levada a sério quando ela atingiu outras castas da sociedade. “O processo de desinformação, assim como qualquer doença, pode entrar em metástase, ele entrou em metástase, aí atingiu os ministros do STF, que foram acessados com ilações e acusações homofóbicas. Então eles decidiram conter a desinformação”, disse Jean Wyllys.

Recém filiado ao Partido dos Trabalhadores, Jean Wyllys comentou sobre a possibilidade de sair candidato pelo partido nas eleições de 2022. Jean afirmou que precisa resolver algumas questões e conflitos internos, e que vivendo na Europa ele voltou a ter vida.

“Agora eu posso ir ao mercado, encontrar amigos e não tenho de lidar com pessoas me encarando. E eu sei que se eu voltar, ainda que o Brasil esteja entrando em um outro clima, eu terei de lidar com isso novamente”, revelou.

Via: Revista Fórum