Preocupados com fase roxa da pandemia, deputados aprovam requerimento solicitando convocação do Secretário de Saúde do AM

Em reunião extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (7), os membros da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam) aprovaram requerimento que solicita a convocação do secretário estadual de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, para explicar quais ações estão sendo tomadas pelo Governo para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Estado.

O pedido pelo chamamento do titular da pasta, de forma virtual, foi do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), o qual demonstrou preocupação com o segundo pico da doença no Estado, que entrou na fase roxa da pandemia, enfrentando números alarmantes de novos casos, internações e óbitos por conta da Covid-19. A audiência pública está marcada para a próxima terça-feira (12).

Para o parlamentar, a convocação de Marcellus Campêlo é fundamental para que o secretário apresente e explique o plano de ações e estratégias do Estado para enfrentar a segunda onda da Covid-19, tanto na capital quanto no interior do Amazonas, uma vez que a superlotação já é uma realidade em alguns hospitais da rede pública.

“Estamos correndo contra o tempo, o secretário Marcellus precisa explicar para a população sobre as ações do Governo para solucionar o colapso na saúde. Se este planejamento não estiver pronto, será uma brincadeira com o povo do Amazonas, será o caos”, alertou.

Barreto aproveitou para cobrar mais ações concretas entre Governo e Prefeitura para o combate da doença, que já soma mais de 207 mil contaminados e ultrapassa o número de 5.500 mortos.

“Ao mesmo tempo, precisamos saber o que Governo e Prefeitura estão fazendo para conter o início da segunda onda. Covid não espera, é uma doença que daqui a 15 dias, infelizmente, o cenário pode sair do roxo para o preto”, destacou.