Sem democracia, Band Amazonas exclui Chico Preto de debate

Na tarde desta quarta-feira (30), a Band Amazonas divulgou release com os nomes que participarão amanhã, quinta-feira (1º), do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus.

A lista dos participantes divulgada pela assessoria da emissora conta com os nomes dos candidatos: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (Patriota), David Almeida (Avante), José Ricardo (PT), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau (PSD).Porém, agindo de uma maneira ditatorial e antidemocrática, a emissora excluiu os nomes dos candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), sem ao menos comunicar os candidatos ou a direção dos partidos.

Compromisso em ATA

Em um documento intitulado como ATA REUNIÃO, e assinado pelo Editor-Chefe do Departamento de Jornalismo, Neto Cavalcante e pelo Diretor Geral, Diego Trajano, ficou acertado que todos os candidatos teriam espaço em sua grade de jornalismo para falar de suas propostas.Em uma parte do texto está escrito assim:

“A direção geral e a chefia de Jornalismo da TV Band Amazonas e representantes dos partidos políticos, de comum acordo definiram as normas a serem seguidas durante a cobertura das eleições”.

Em uma das normas a Band se comprometia em oferecer no mês de outubro um espaço de 10 minutos no programa Amazonas Urgente, que vai ao ar a partir das 11h40.No documento, a Band pede ainda que se, em caso algum candidato não puder comparecer, este deverá comunicar (justificar) 24 horas antes do programa. O mesmo não aconteceu por parte da emissora.

Critérios e a palavra dada

É sabido que As empresas são obrigadas a convidar os concorrentes com representação de pelo menos cinco parlamentares no Congresso para debates na televisão, rádio e internet. Os candidatos que não atingem este patamar podem ou não ser convidados pelos veículos.

Um segundo critério muito adotado no Brasil é a definição de uma certa posição nas pesquisas eleitorais para fazer o convite.

Compromisso no lixo

Só que a Band no alto de seus interesses, achou por bem `rasgar` o compromisso firmado com os candidatos e excluir Chico Preto e Gilberto Vasconcelos. Agindo assim, a emissora tira o direito do povo manauara ouvir as propostas de TODOS os candidatos.

2º Turno

A exemplo do hoje deputado estadual Serafim Corrêa que em 2004 aparecia atrás nas pesquisas e acabou vencendo Amazonino Mendes, que liderava o pleito. Se Chico Preto chegar ao 2º Turno, será cômico ver a emissora constrangida, ser forçada a convidá-lo para o debate.