Sinésio Campos critica posicionamento de Bolsonaro mediante ao novo coronavírus

Manaus – Na última quarta-feira (19), durante um pronunciamento na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), o deputado estadual Sinésio Campos (PT) fez severas criticas ao posicionamento do presidente Bolsonaro em relação ao surto de covid-19.

O parlamentar realizou comparações de outros países ao redor do mundo que enfrentam a pandemia com preocupação, enquanto que Jair Bolsonaro continua agindo com “histeria” e como se fosse um “bobo da corte”.

“A questão não é mais de ser oposição ao Governo. Mas, quando precisamos de heróis, o presidente se manifesta como o vilão no caso coronavírus, fazendo pouco caso com a epidemia mundial que, caso não haja preocupação e providencias com medidas preventivas, poderá matar milhares de brasileiros. O presidente não tem o direito, neste momento, de se portar como um bobo da corte com sarcasmos”, disse o deputado petista.

Sinésio também usou como base argumentativa, uma pesquisa desenvolvida por cientistas da prestigiada Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicada no último domingo (15), e que informou que a despreocupação de Bolsonaro pode “ceifar” quase 500 mil vidas em todo território brasileiro. A pesquisa também informa que a covid-19 é especificamente mortal para idosos.

Os pesquisadora levantaram dados de países afetados pelo novo coronavírus para buscar entender como funciona a letalidade da doença. Dentre as nações que serviram para coleta de dados estão a Itália, onde 1.809 pessoas já morreram, e a Coreia do Sul, que apesar de ser um dos países mais afetados do mundo, com mais de 8.200 casos, teve apenas 75 mortes confirmadas.

O deputado mostrou grande preocupação com a pandemia, e afirmou que ainda tem esperanças de que os números previstos de infectados pelo coronavírus não atinjam as estimativas, e que é extremamente necessário olhar com mais cautela para as estatísticas e avanço da doença.