STJ derruba liminar e Sérgio Camargo poderá assumir Fundação Palmares

Do Carta Capital

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar que suspendia a nomeação do jornalista Sérgio Camargo para a presidência da Fundação Palmares. O presidente do STJ, João Otávio de Noronha, acatou pedido da AGU (Advocacia-Geral da União) sobre uma decisão da Justiça Federal do Ceará que suspendeu a nomeação de Camargo.

Militante de direita e autodeclarado “contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”, Sérgio Camargo comemorou a decisão em suas redes sociais. “Caiu a liminar que me afastou da presidência da Fundação Cultural Palmares. Serei reconduzido ao cargo. Grande dia!”, escreveu no Twitter.

A recondução do jornalista à presidência, no entanto, vai depender da nova secretária especial da Cultura, Regina Duarte, que assumiu o cargo no lugar de Roberto Alvim. A atriz deve dar a palavra final sobre a permanência de Camargo na função, já que ele foi indicado pelo ex-secretário, demitido após a divulgação de um vídeo em que copiou trechos de discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda na Alemanha Nazista.