Suspeito de desviar R$ 29 milhões de Borba, Simão deve deixar cadeia após pagar fiança

A Justiça Federal estabeleceu fiança para que o prefeito afastado do município de Borba, Simão Peixoto, tenha a liberdade provisória concedia e deixe o sistema prisional ainda neste sábado (15). O ex-prefeito Peixoto é alvo de uma operação do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), suspeito fraudes em licitação, corrupção ativa e passiva, além de desviar recursos públicos que totalizam R$ 29 milhões.

Conforme publicado pelo grupo diário, caso Peixoto pague a fiança no valor de 80 salários mínimos, segundo a decisão do Juiz Federal Marllon Sousa, ele será monitorado por tornozeleira eletrônica, proibido de entrar nas dependências de qualquer órgão, repartição ou dependência física da prefeitura do município de Borba, pelo prazo de 180 dias, além de outras determinações.

Além de Simão, os outros presos investigados durante a operação sejam devem pagar 20 salários de fiança. Todos os custodiados estão suspensos do exercício da função pública.

A operação atinge também familiares, empresários e agentes públicos envolvidos em  crimes contra a administração pública, fraudes em crimes licitatórios e lavagem de dinheiro. O MP-AM busca o ressarcimento aos cofres públicos e o afastamento dos agentes públicos investigados de suas funções.