TBT: condenado por improbidade administrativa, Edilson Gurgel quer ser vereador de novo

Manaus – Após ficar oito anos sem poder se candidatar depois ter sido condenado por improbidade administrativa, o ex-vereador Edilson Gurgel (PMN) já está declarado pré-candidato a uma das vagas na Câmara Municipal de Manaus nas eleições desse ano.

Na época, além do ex-vereador ter os direitos políticos suspensos, o juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Manaus, determinou a execução da sentença que condenou Edilson a pagar no prazo de 15 dias o valor de R$ 1.112.000,88 ‘voluntariamente’.

Foi determinada também a comunicação ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, ao Tribunal Superior Eleitoral, à Comissão Geral de Licitação do Município de Manaus, ao Estado do Amazonas e da União, sobre a suspensão dos direitos políticos do ex-vereador pelo prazo de oito anos e sobre a proibição de contratar com o Poder Público pelo período de dez anos.

Entenda

O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para apurar a contratação de parentes para tarefas externas de cunho particular e de restrito interesse do ex-vereador, mas remunerados pelo poder público municipal.

Segundo o processo, as tarefas consistiam na promoção de assistencialismo, por meio de trabalhos comunitários no bairro Santo Antônio, com o transporte de pessoas doentes e acidentadas até os hospitais e o fornecimento de água em poço artesiano de sua propriedade, denotando verdadeira finalidade ilegítima eleitoreira.