Tribunal Regional Eleitoral manda remover pesquisa ilegal que favorecia Alberto Neto em Manaus

A Coligação “Manaus Merece Mais” formado pelos partidos (UB, PP, REPUBLICANOS, PODE, PSB, PRD e PMB) protocolou uma representação com pedido de liminar no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a respeito da pesquisa eleitoral de Nº AM-00302/2024, realizada pela Atlasintel Tecnologia de Dados LTDA que apresenta irregularidades no questionário aplicado e requer a suspensão da divulgação dos resultados.

A coligação afirma que a pesquisa incluiu somente dois dos quatorze quesitos relacionados ao pleito municipal deste ano. Ainda segundo a coligação, a pesquisa teria sido direcionada apenas a três candidatos, excluindo intencionalmente o candidato Roberto Cidade (UB) da coligação. Confira a decisão da justiça eleitoral clicando aqui: Divulgação de Pesquisa Eleitoral Fraudulenta

Diante disso, a coligação solicita a proibição da divulgação dos resultados até que sejam feitos esclarecimentos sobre a pesquisa. Além disso, requer a aplicação de multa no valor máximo de R$ 106.410,00.

Em contrapartida, a Atlasintel Tecnologia de Dados LTDA defendeu sua postura, alegando que a pesquisa não apresenta nenhuma irregularidade.

O Juiz Eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo, destacou que a divulgação da pesquisa supostamente irregular poderia influenciar a escolha dos eleitores e, por consequência, o resultado das eleições municipais manauaras.

Com isso a empresa responsável pela pesquisa, deve suspender imediatamente a divulgação da pesquisa e dispõe de dois dias para apresentar contestação. Caso a empresa não cumpra a decisão, ela ficará sujeita à uma multa diárias de R$ 5.000,00.