Trump envia carta a Bolsonaro e critica governo Lula por julgamento e censura

Nesta quinta-feira (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na qual faz duras críticas ao governo Lula (PT).

O conteúdo da mensagem foi divulgado por Bolsonaro em suas redes sociais. No texto, Trump afirma estar acompanhando a forma como o governo brasileiro tem tratado o ex-mandatário e defendeu o fim imediato do julgamento ao qual Bolsonaro responde.

“Tenho acompanhado o tratamento injusto que você vem sofrendo nas mãos de um sistema que claramente o persegue. Esse julgamento deveria terminar agora. Não me surpreende vê-lo na frente das pesquisas — você foi um líder forte e respeitado, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.

O republicano também manifestou preocupação com possíveis restrições à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos EUA, e disse esperar que o atual governo brasileiro reveja sua postura em relação à oposição. Segundo ele, há indícios de censura que precisam ser combatidos.

“Compartilho seu compromisso de ouvir o povo e estou extremamente preocupado com os ataques à liberdade de expressão — aqui e aí. Tenho deixado claro meu posicionamento, inclusive com medidas na área comercial. Espero sinceramente que o governo brasileiro mude de rumo, pare de perseguir adversários políticos e ponha fim a essa censura absurda. Estarei acompanhando tudo de perto”, finalizou Trump.