Vereadores cobram serviços da Seminf durante sessão virtual na CMM

O pequeno expediente desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), foi utilizado para que os vereadores da casa ouvissem do titular da Secretaria Municipal de Infra Estrutura (Seminf), Kelton Aguiar, um balanço do que tem sido feito pela pasta no período da pandemia, em cumprimento ao cronograma de obras definido para este ano pela prefeitura. Os parlamentares aproveitaram a presença do secretário na Tribuna Popular para solicitar serviços demandados e advindos das próprias comunidades.

Entre os pedidos mais urgentes está o asfaltamento de ruas do Distrito Industrial, zona Sul, solicitado pelos vereadores Wallace Oliveira (Pros) e Joelson Silva (Patriota), assim como a obtenção de informações mais atualizadas do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), requerida por Amauri Colares (Republicanos).

Colares foi mais além, ao pedir que o secretário crie um canal de atendimento direto com os vereadores, para que as demandas possam ser atendidas com mais celeridade por parte do poder público.

Com a participação de Kelton Aguiar na sessão, essa foi a terceira presença de um secretário municipal na CMM, desde março, quando a sessão passou a ser feita de forma virtual, para evitar aglomeração e a disseminação do coronavírus. O primeiro a conversar com os vereadores foi o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. Na ocasião, ele pôde responder a todos os questionamentos relacionados às ações realizadas pelo órgão de enfrentamento ao vírus causador da Covid-19 na capital.

Na mesma linha de preocupação, a ex-secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, também pôde se pronunciar. Na oportunidade, o presidente da casa, Joelson Silva, pediu celeridade na entrega de cestas básicas, pleiteadas junto ao governo Federal, além de sugerir que o Executivo incluísse no mesmo pedido, máscaras e até álcool em gel, para que a população pudesse se precaver ainda mais contra as ações da doença.

Perda
Nesta terça-feira, Kelton Aguiar fez uma referência à morte de ao menos 12 servidores da Seminf e à necessidade de providenciar a licença de mais 225, por conta do coronavírus. O trabalho realizado pela secretaria abrange também alguns locais sem higiene, onde o Equipamento de Proteção Individual (EPI) não consegue ser 100% eficaz, segundo o secretário.

Cooperação
Apesar do problema, Kelton informou que o pacote de obras vem sendo executado e o cronograma tem sido cumprido, inclusive, com a cooperação das empresas prestadoras dos serviços, que tiveram de se adaptar à nova realidade, contratando funcionários mais jovens. Hoje, eles representam o maior contingente com os quais a Seminf conta, para resolver os problemas de tapa buracos na cidade, por exemplo.

Inauguração
Uma obra que cumpre fielmente o prazo estipulado é o complexo viário da Constantino Nery, zona Centro-Sul. Segundo o secretário, a inauguração deve ocorrer até o fim deste mês.

O mesmo ocorre com o complexo do Manoa, onde todos os pilares já foram erguidos e iniciados os preparativos nas vigas para armação da laje, além das outras obras, consideradas indiretas (licitadas), como reformas de quadra e recapeamento das ruas.

Requalifica
E por falar em asfalto, o programa de Requalificação Urbana e Viária, o “Requalifica”, entra na sexta etapa e contempla vias como a avenida Rodrigo Otávio e o trecho correspondente à Grande Circular, na zona Leste.

“Já estamos com o projeto pronto para lançar o Requalifica sete e o oito. Pedimos a Deus para que essa pandemia acabe o mais rápido possível, para que a Seminf volte a tomar o hábito do serviço básico com força total”, disse Kelton Aguiar, que é bacharel em Engenharia Civil e também em Arquitetura e Urbanismo.