Zambelli usa de dinheiro público para viagem aos EUA e se irrita após ser criticada

O nome da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) movimentou as redes sociais, nesta quarta-feira, dia 26/01, após a parlamentar recuar e afirmar que usou dinheiro público para pagar sua viagem e despesas nos Estados Unidos. Zambelli viajou aos Estados Unidos, no último sábado (22/1), para participar da Marcha Nacional pela Vida, contra o aborto, realizada em Washington. No primeiro momento, ela havia dito ter sido com recurso próprio, mas recuou e admitiu ter viajado

As críticas partiram inclusive dos próprios apoiadores, que não aceitaram bem o fato de ela ter usado verba pública para viajar. Para tentar se justificar, a disse que a Câmara dos Deputados a teria enviado em missão oficial.

Segundo Zambelli, o intuito de sua participação na marcha foi o de “defender a vida”.

No portal da Câmara dos Deputados consta que a viagem da deputada, ocorrida entre os dias 19 e 23 de janeiro, foi em missão oficial, com o objetivo de “participar do evento March for Life e de visita ao parlamento americano”. Nas despesas, foi somado o pagamento de quatro diárias e meia, totalizando R$ 10.939,68.

Nas redes, Zambelli divulgou, um vídeo ao lado de Gustavo Gayer, youtuber goiano que alimenta um canal pró-Bolsonaro apontado pela CPI da Covid como um dos que mais lucraram com a disseminação de fake news sobre a pandemia.