Após convocação de urgência, doadores de sangue lotam Hemoam

Após uma convocação de doadores de sangue feita com urgência, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) orienta que as doações sejam agendadas para evitar espera e longas filas.

Neste começo do mês, o Hemoam informou que o estoque de bolsas de sangue chegou a ficar com o nível crítico. Segundo a Fundação, apenas 184 bolsas de sangue estavam disponíveis no estoque para atender a toda a rede hospitalar pública e privada da capital e interior do estado do Amazonas.

Mas, para a alegria de todos, nesta sexta-feira (10), mais de 350 pessoas se candidataram à doação de sangue e o número já ajudou a dar um aumento significativo na quantidade de bolsas.

O Hemoam explicou que a captação é um processo que requer muito cuidado e que por isso, se muitas pessoas forem na mesma hora, a espera por atendimento deverá ser muito maior. Para evitar desconforto, a fundação sugere que a população dê um intervalo de 2 a 3 dias para comparecer na doação. Assim, todos conseguem doar e o estoque fica estável por mais tempo.

Outra recomendação para não aguardar muito tempo na fila é agendar a doação pelo telefone. Os números são (92) 3655-0166 ou 3655-0271.

Onde doar

Em Manaus, os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoam, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h. A unidade está localizada na Avenida Constantino Nery, 4397, Chapada.

Também é possível doar no Posto de Coleta que funciona na Maternidade Ana Braga, na avenida Cosme Ferreira, São José I. O horário de funcionamento é de 8h às 12h30, de segunda a sexta-feira.

Quem pode doar

O candidato à doação precisa pesar mais de 50kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. No caso dos menores de 18 anos, é obrigatório o acompanhamento do pai, mãe ou responsável legal.

Ficam impedidas de doar as mulheres grávidas e amamentando; as pessoas que têm diabetes, câncer, HIV, problemas cardíacos, doenças autoimunes, hanseníase e hipertireoidismo; aquelas que tiveram hepatite depois de 11 anos de idade e Doença de Chagas; pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; e pessoas com comportamento sexual de risco (múltiplos parceiros e/ou sexo sem proteção).