Absurdo! Idoso recebe dose de vacinas diferentes contra o novo coronavírus

São Paulo: João Raimundo de Sousa, de 93 anos recebeu duas doses diferentes do imunizante contra o novo coronavírus, o caso ocorreu em Bertioga, litoral Norte de São Paulo.

De acordo com a prefeitura, o caso foi isolado e provocado por falha humana.

O idoso tomou a primeira dose da CoronaVac em 10 de fevereiro, porém ao retornar em 3 de março para a segunda dose, recebeu a vacina da Oxford/AstraZeneca.

Após perceberam o erro, os profissionais foram até a residência de João para comunicar o ocorrido. O idoso foi informado de que seria necessário ele tomar a segunda dose do imunizante Oxford, e monitorado caso o homem tivesse uma possível reação.

De acordo com a filha do idoso, ela informou às enfermeiras que o pai havia tomado a CoronaVac. “Falei para as duas enfermeiras que me atenderam que ele tinha ido tomar a segunda dose do Butantan, ela preencheu uns papéis, pegou o cartão de vacinação e entrou na enfermaria para pegar a vacina. Nessa sala, eu informei uma terceira enfermeira de que ele iria tomar a segunda dose da CoronaVac”, disse Fatima Regina de Sousa Miguel.

Fatima disse ainda que tomou um susto ao descobrir o erro. “Eu fiquei assustada, perguntei o que tinha acontecido e elas disseram que o meu pai tinha tomado a dose da vacina que não era do Butantan. Eu gelei, pensei que ia dar uma reação. Ele não teve nada, está bem”.

Ainda não há estudos sobre o uso de duas doses diferentes. Embora sejam observados poucos efeitos adversos, ainda não se sabe sobre o funcionamento da imunização nesse caso. Por isso, não é recomendável que a imunização seja feita dessa maneira.