Anvisa aprova três novos testes para diagnóstico do novo coronavírus

Três novos testes para diagnóstico de infecção pelo coronavírus foram aprovados, na tarde desta segunda-feira (23) pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (ANVISA).

A forma utilizada para realizar dois dos testes é de origem molecular, na qual se utiliza uma técnica conhecida como PCR, onde são retiradas amostras das vias respiratórias dos pacientes e verificada a presença de material genético do vírus. Esse teste dura em torno de 4 horas para ficar pronto.

Um terceiro teste será feito com amostras de sangue, onde a presença de anticorpos contra o vírus pode ser detectada mais rápido, precisamente em 10 e 30 minutos.

O grau de precisão nos exames de PCR são maiores, porque o corpo demora a produzir os anticorpos que detectam a presença do vírus, com isso o resultado do exame pode durar 5 dias, de acordo com os laboratórios.

Os kits de diagnóstico e testes rápidos para o coronavírus, são apenas direcionados aos laboratórios e os serviços de saúde, e não ao consumidor. Desde o início da pandemia, 11 testes foram aprovados pela Anvisa.