Bolsonaro diz que Queiroga estuda rebaixar pandemia para endemia

Nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda reclassificar a pandemia de Covid-19 como endemia no Brasil .

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

Sem especificar critérios ou quando a medida deve entrar em vigor, Queiroga já havia dito na última semana que a pasta podia adotar o termo endemia em breve.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia é uma doença de nível mundial, que já se disseminou em diversos países e continentes. Já a endemia, é recorrente em uma só região, sem um aumento significativo no número de casos, permitindo que a população conviva com ela, como a dengue no Brasil.

Sem especificar critérios ou quando a medida deve entrar em vigor, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na terça-feira (22) que a pasta pode reclassificar a covid-19 de pandemia para endemia em breve.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia é uma doença de nível mundial, que já se disseminou em diversos países e continentes. A endemia, por outro lado, é recorrente em uma só região , sem um aumento significativo no número de casos, permitindo que a população conviva com ela, como a dengue no Brasil.