domingo, 27, setembro, 2020
Covid-19: Divulgadas novas Notas Técnicas de Chamada para contribuição da Ciência

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Covid-19 – Dando prosseguimento à ação da “Chamada para Notas Técnicas”, lançada no último mês de abril, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) divulga mais três conteúdos que ficarão disponíveis para o acesso da sociedade. Para participar do programa, que tem como proposta convidar cientistas e pesquisadores do Amazonas para contribuir no enfrentamento à Covid-19, basta enviar Nota Técnica relacionada ao tema solicitado (Combate à Covid-19) para o e-mail gpc@sedecti.am.gov.br.

Na ocasião de seu lançamento, a Chamada, elaborada por meio Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), propôs a seguinte abordagem: “Que tal nos ajudar a enfrentar o novo coronavírus e seus impactos? Na perspectiva da sua área de atuação e com a literatura existente, você conseguiria fazer uma Nota Técnica que ajude a sociedade e o Governo a se organizarem para agora e para o futuro?”.

A secretária executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Tatiana Schor, destaca que a iniciativa surgiu no sentido de prestar auxílio ao Estado do Amazonas, tornando públicas as sugestões da Ciência nesse momento de pandemia.

“Nunca a Ciência esteve tão em foco como neste momento. Todas as contribuições que recebemos dos pesquisadores vieram no sentido de dar esse apoio na retaguarda e colaborar com direcionamentos válidos para a área da saúde. Além disso, também pudemos contar com o apoio de pesquisadores da SBPC Amazonas (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Amazonas) na avaliação das Notas Técnicas”, reforçou a secretária.

Novos conteúdos – Três novas Notas Técnicas encaminhadas a partir da Chamada estão disponíveis para consulta. Uma delas é a Nota Técnica Covid-19, nº 005, intitulada “Protocolo de prevenção ao covid-19 em unidades de abrigamento para refugiados e migrantes no município de Manaus”, de autoria de Katherine Mary Marcelino Benevides e Taís Rangel Cruz Andrade, ambas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam); Josielen Aparecida de Amorim Soares, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS); Wanja Socorro de Sousa Dias Leal, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa); Mirella Cristina Xavier Gomes da Silva Lauschner e Tatiane Nascimento Franco, ambas da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Catalina Silva Sampaio e Juliana da Silva Serra, ambas do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur); Debora Nandja Madeira e Thiago Almeida García, ambos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Débora Ferreira Rodrigues, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); e Jaqueline Almeida, da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

A Nota Técnica Covid-19, nº 006, intitulada “Vulnerabilidade social e Covid-19 na cidade de Manaus-AM”, tem como autores Natacha Cíntia Regina Aleixo, João Cândido André da Silva Neto, Rayane Brito de Almeida e Ulliane de Amorim Pereira, todos do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A Nota Técnica Covid-19, nº 007, é “Análise preliminar da mobilidade de pessoas no estado do Amazonas: Março e Abril de 2020” e tem autoria de Rogério Ribeiro Marinho, Tiago Maiká Müller Schwade e Geraldo Alves de Souza, do Departamento de Geografia da Ufam, e Luiz Augusto Schwade da Casa da Cultura do Urubuí.

Confira os links para acesso aos conteúdos:

Nota Técnica Covid-19, nº 005:
http://www.sedecti.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/notacovid19_005.pdf

Nota Técnica Covid-19, nº 006:
http://www.sedecti.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/notacovid19_006.pdf

Nota Técnica Covid-19, nº 007:
http://www.sedecti.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/notacovid19_007.pdf

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.