As sequelas para quem vence a Covid-19 ainda estão sendo descobertas e impressionam médicos, mesmo depois de um ano de pandemia. Recentemente, foi o caso de uma paciente de 86 anos que chamou atenção: infectada com o coronavírus em abril do ano passado, ela teve uma rara reação e, recentemente, foi forçada a amputar três dedos depois que a doença os deixou necrosados.
Também conhecida como necrose, a condição da paciente, uma senhora italiana que não foi identificada, seria uma perda de suprimento de sangue fazendo com que o tecido corporal morra e fique preto.
Seus dedos – segundo, quarto e quinto dedos da mão direita – não puderam ser salvos e os médicos decidiram amputar para evitar complicações futuras. Em seu relatório, os médicos se referiram a isso como um caso de “dedos covidais” e uma “manifestação vascular severa”.
A mulher disse aos médicos que havia recebido uma prescrição de terapia antiplaquetária dupla para prevenir a coagulação do sangue, de acordo com o relatório publicado na revista médica “European Journal of Vascular and Endovascular Surgery”. No entanto, outros testes revelaram que a covid-19 havia causado um bloqueio no fluxo de sangue para os seus dedos e ela havia sofrido necrose.