Covid-19: paciente entubado toca violino para agradecer cuidadores

Covid-19 – Um homem que foi entubado devido a complicações da Covid-19 tocou violino para os profissionais de saúde do Hospital McKay-Dee, em Ogden (Utah), como forma de agradecimento pelos cuidados recebidos durante a internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do local. As informações são da NBC News.

Após Grover Wilhelmsen demonstrar que queria agradecer à equipe que cuidou dele, a enfermeira Ciara Sase coordenou com a esposa dele para ela levar o instrumento ao hospital. “Ele estava entubado e não conseguia falar, mas eu sabia pelas outras enfermeiras que ele é professor de orquestra aposentado. Tocou e ensinou a vida inteira”, disse.

Os médicos liberaram o instrumento, mas com a condição de que a enfermeira ficasse do lado de Grover para monitorar os sinas vitais enquanto ele tocava. “Eu disse a ele que adoraríamos que ele tocasse, que isso traria muito brilho e positividade ao nosso ambiente”, relembrou a enfermeira.

Em um vídeo postado pela companhia hospitalar Intermountain Healthcare, o paciente é visto tocando a música “Tennessee Waltz” enquanto Sase assiste.

Embora as salas da UTI sejam mantidas fechadas, Sase disse que ligou seu Vocera, um dispositivo de comunicação usado em hospitais, para que seus colegas pudessem ouvir Wilhelmsen tocar.

“Isso trouxe lágrimas aos meus olhos. Para toda a equipe ver um paciente fazendo isso enquanto entubado foi inacreditável. Mesmo estando tão doente, ele ainda foi capaz de se desafiar. Dava para ver o quanto isso significava para ele. Tocar ajudou a acalmar seus nervos e o trouxe de volta ao momento”, disse a enfermeira.

Sase disse que Wilhelmsen tocou seu violino para a equipe várias vezes durante alguns dias. Recentemente, ele recebeu alta da UTI para uma unidade de cuidados de longa duração, onde deverá se recuperar totalmente, segundo o hospital.

Fonte: Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui