Febre, dor muscular: Entenda as possíveis reações da vacina Astrazeneca

A imunização contra a Covid-19 com doses da Astrazeneca tem causado reações adversas, porém, essas reações já eram previstas na bula do medicamento, e podem variar entre febre e dor no corpo. De acordo com o médico infectologista Fernando Chagas, os sintomas podem afetar até um terço das pessoas vacinadas com Astrazenaca, mas garante que as reações são leves e que a vacina é segura.

“As vacinas desenvolvidas contra Covid-19, assim como tantas outras vacinas que nós já conhecemos, tem sim a capacidade de produzir uma resposta, ou reação que acaba fazendo com que a pessoa sofra com os sinais e sintomas que nada mais são do que um efeito adverso da presença da vacina no nosso corpo, já que a vacina é um corpo estranho e todo corpo estranho dentro do nosso corpo estimula uma resposta, e essa resposta é que faz com que a pessoa sinta dor local, febre, dor no corpo entre outras reações”, garantiu.

“O grande efeito adverso é a reação local, no músculo do local da aplicação, a resposta do corpo vai para o local da aplicação então é muito comum que você sinta o local de aplicação quente, com uma temperatura mais elevada que o restante do corpo, e pode-se amenizar isso com compressa fria, com gelo ou água gelada, pois diminui a ação inflamatória local”, recomenda o infectologista.

“Pode sentir também febre, principalmente em relação à vacina Astrazeneca, até 60% dos idosos tem demonstrado reações, mas não devemos confundir com a doença, porque a vacina é feita com um pedaço do vírus ou com um vírus morto e um vírus morto não desenvolve doença. A dor no corpo é comum e você pode usar um analgésico como que você já utiliza em casa. Lembrando que a maioria desses sintomas duram no máximo, 48h a 72h. Se persistir, vale a pena procurar um médico porque você pode ter adquirido uma outra doença não relacionada a doença, antes ou depois da vacina, mas não teria qualquer relação com a vacinação em si” completou Chagas.

No site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é informado que podem ocorrer sintomas e reações após a imunização, como: sensação de calor, coceira ou hematomas, cansaço, calafrios, dor de cabeça, enjoo, dores musculares e nas articulações, diarreia, e sintomas semelhantes aos de um resfriado, como dor de garganta, coriza e tosse.

Conforme os especialistas ainda que não há motivos para preocupação com nenhum imunizante. “Não estamos assustados com nenhum tipo de vacina. Temos poucas vacinas e uma mortalidade horrorosa por Covid-19”, completou.