Portugal vive crise por falta de oxigênio parecida com caos vivido nos Hospitais de Manaus

Portugal – O caos vivido pelos amazonenses nas últimas semanas pela falta de oxigênio, se repete da mesma maneira na “Pátria Mãe”. Portugal vive uma severa crise no sistema de saúde, hospitais beiram o colapso por falta de leitos para internar pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A médica brasileira que já trabalhou em grandes Hospitais de Portugal, Nair Amaral avalia que a variante oriunda do Reino Unido, que é mais contagiosa, foi a responsável pelo caos de novas infecções no país. Nesta terça-feira (26), O sistema de fornecimento de oxigênio em um grande hospital referência para o atendimento da Covid-19 na região de Lisboa, falhou.

Manaus vive seu pior momento desde o início da pandemia, o principal item que está em falta no Estado é oxigênio, que vem sendo transportado a todo vapor por todos os cantos do país.

Já Portugal está beirando o mesmo caminho, o presidente do país Marcelo Rebelo de Sousa disse em entrevista coletiva que não havia necessidade de criar “alarme” sobre a ideia de ajuda internacional, mas acrescentou: “Sabemos que há disponibilidade de países amigos para ajudar.”

As mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas chegaram ao recorde de 291, trazendo o total do país para mais de 653 mil casos e 11 mil mortes.