Dois casos de monkeypox já foram registrados no Amazonas, informa FVS-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM), informou que já registrou dois casos de monkeypox em 2024, no Amazonas. Segundo a entidade, o último caso foi confirmado em fevereiro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a doença é, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

O órgão de saúde, divulgou, na sexta-feira (16), uma nota com esclarecimentos sobre a doença, para a população em geral e profissionais de saúde, recomendando o fortalecimento das ações de vigilância no estado como forma preventiva diante do cenário de emergência de saúde pública internacional.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do estado (FVS-AM), a transmissão da doença ocorre principalmente por meio de contato pessoal próximo, incluindo contato direto com lesões de pele, erupções cutâneas, crostas ou fluidos corporais de uma pessoa infectada; contato íntimo ou sexual; com objetos e superfícies contaminadas; ou com secreções respiratórias.

Evitar contato direto com lesões de pele, erupções cutâneas, crostas e fluidos corporais de pessoas infectadas; lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel; prática do sexo seguro, usando preservativo; manter a etiqueta respiratória, cobrindo boca e nariz ao tossir ou espirrar; usar máscaras de proteção respiratória em ambientes com probabilidade alta de transmissão; e manter a higiene pessoal.