Governo do Amazonas entrega digitalizadores de imagem de exames para 53 municípios do interior

O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou, nesta sexta-feira (6/12), 54 aparelhos digitalizadores de imagens de exames a 53 municípios do interior. Foram investidos R$ 11 milhões em recursos do Estado para aquisição dos equipamentos. Hoje, durante evento do programa “Muda Manaus”, no Mutirão (zona norte da capital), o governador entregou um dos aparelhos à Prefeitura de Maués.

“Nós estamos entregando aqui também digitalizadores, que são equipamentos que fazem a digitalização de raio-x e mamografia e esses documentos são encaminhados aqui para a capital, para que haja o diagnóstico e retorne ao interior. E isso é feito com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), através do nosso programa de telemedicina”, detalhou Wilson Lima.

O governador destacou a economia com a aquisição dos aparelhos. “Durante seis anos nós gastamos R$ 182 milhões (com o aluguel dos equipamentos) que dava para comprar mais de 850 digitalizadores.

Então é uma economia significativa para o Governo do Estado”, afirmou Wilson Lima, ao antecipar também que já está sendo liberada a última parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), cumprindo compromisso que o Estado assumiu quando a Assembleia Legislativa aprovou o repasse de recursos do fundo para a saúde na capital e do interior.

Wilson Lima disse que tem conversado com os prefeitos do interior para saber de que forma o Estado pode melhor contribuir para o avanço da saúde pública e agradeceu a presença de 18 prefeitos e representantes de 14 prefeituras na entrega realizada nesta sexta-feira, durante evento no bairro Mutirão, onde o governador instalou seu gabinete temporariamente.

“Estão aqui porque entendem a importância de eventos como esse, de que a saúde no Estado do Amazonas começa a tomar outro rumo, e o Governo do Estado começa a adotar uma postura diferente em relação a essas necessidades do interior, e pode ter certeza que tudo que tiver ao alcance do Governo para melhorar a condição dos nossos irmãos do interior, nós vamos fazer”, frisou o governador.

Exames via internet – O uso dos digitalizadores vai permitir maior agilidade no diagnóstico de doenças e prevenção, pois as imagens dos exames poderão ser transmitidas via internet e avaliadas por especialistas da capital ou de qualquer outra parte do mundo, que poderão emitir um laudo de forma mais rápida.

O sistema de digitalização de imagens que será entregue aos municípios é composto de digitalizador, monitor LCD colorido, HD local, software adicional de pós-processamento de imagens, nobreaks, impressora laser para imagens radiográficas e cassetes de fósforo de diversas dimensões.

O Governo também providenciará a instalação, ativação, instrução técnica/operacional e assistência técnica aos municípios. Os municípios que não serão contemplados com essa entrega já possuem o aparelho.

Para o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, os equipamentos melhoram serviços de saúde prestados pelos municípios à população do interior.

“Hoje, nós entregamos equipamentos com tecnologia que vai auxiliar na melhoria da qualidade da atenção à saúde da população do interior, pois os digitalizadores serão doados aos municípios. A medida também gerar uma economia para o Estado, que deixará de alugar esses equipamentos”, ressaltou.

O prefeito de Maués e presidente da Associação Amazonense de Municípios, Júnior Leite, disse que os equipamentos dinamizam a saúde no interior do Estado. “Esses digitalizadores, um investimento alto, que vai contemplar mais de 53 municípios, vão permitir com que a saúde do interior do Estado trabalhe com a tecnologia integrada com a saúde da capital.

Mais do que isso, vocês estão entregando um patrimônio que vai ser permanente e que vai servir para tantas outras gestões, além dos nossos mantados de prefeito, possivelmente, além do governo Wilson Lima. Então eu quero parabenizar e agradecer, isso que é um presente, porque dinamiza, melhora a saúde no interior do Estado”, afirmou Júnior Leite.