domingo, 25, outubro, 2020
Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio vence Maratona Nacional do Projeto Paciente Seguro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. João Lúcio Pereira Machado ficou em primeiro lugar na Maratona Nacional do Projeto Paciente Seguro, que visa melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos de todo Brasil, com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde.

A competição ocorreu durante todo o mês de setembro, com a participação de 53 hospitais de todo país, em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no último dia 17. A atividade foi dividida em quatro tarefas que somavam pontos conforme participação dos hospitais.

As unidades que promovessem mais atividades e envolvessem um maior número de pacientes, acompanhantes e profissionais pontuavam na gincana. O êxito do hospital João Lúcio, como vencedor da competição, foi anunciado pelo Ministério da Saúde na última webinar da maratona, na quarta-feira (30/09).

O HPS João Lúcio realizou, ao longo de todo o mês de setembro, ações educativas entre os profissionais que atuam na unidade, voltadas à prevenção e ao aprimoramento dos procedimentos adotados no atendimento dos pacientes, evitando dessa forma riscos de infecções e complicações no quadro de saúde.

Estiveram envolvidas na competição os Núcleos de Segurança do Paciente, Educação Permanente e Humanização, que incentivaram os servidores em atividades como: quiz sobre as metas internacionais de segurança do paciente, cursos a distância na plataforma EDX do Hospital Moinhos de Vento, atividades educativas de segurança e lives temáticas.

Programa – O projeto Paciente Seguro é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, em parceria com Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Data – O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi instituído em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar para a importância da assistência segura. Este ano o tema da campanha foi “Segurança do profissional de saúde: uma prioridade para a segurança do paciente”, em referência aos enormes desafios e riscos que profissionais de saúde estão enfrentando globalmente com a pandemia de Covid-19.

A mensagem é uma convocação para gestores, profissionais de saúde, pacientes, familiares e cuidadores no reforço da necessidade de adoção de ações de prevenção nos serviços de saúde.

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.