Manaus zera fila de espera para UTI de Covid-19

Manaus está há cinco dias, sem nenhum paciente a espera por um leito de UTI para Covid-19 em Manaus. No interior o número de pacientes é bem menor de semanas atrás.

No pico da segunda onda da pandemia, eram recebidos pela central cerca de 600 chamados por um leito de Covid, com pacientes esperando até 72 horas para conseguir uma vaga.

“Nós recebemos a informação de todas as unidades dizendo quantos leitos têm livres e o perfil de cada leito, então com base nesse perfil de leito, ela ver o perfil do paciente e encaminha para esse leito”, explicou Felizardo Monteiro, assessor técnico do complexo regulador.

O secretário da Saúde do estado, Marcellus Campêlo assegura que os números estão caindo.

“Nós temos um atendimento hoje muito rápido na capital do Amazonas. Em até 6 horas no máximo essa regulação é feita. O interior, dependendo do município, em até 24 horas porque nós precisamos da remoção aeromédica, mas os números estão caindo para Covid e isso é importante”, disse o secretário.

Com a situação um pouco mais equilibrada, o Amazonas está recebendo pacientes de outros estados. Já foram 45 transferências: 42 de Rondônia e 3 do Acre.

“O fato é que, neste momento, já com as medidas de flexibilização adotadas, os indicadores parecem estar estacionados há duas semanas e em patamar mais elevado do que o que nós tínhamos em dezembro, antes do início da segunda onda da pandemia, indicando que Manaus ainda sofre e ainda está sob o efeito dessa segunda onda”