Ministério da Saúde envia kits com medicamentos e insumos para apoio no enfrentamento à seca no Amazonas

Como parte das ações de enfrentamento à seca severa que atinge a região Norte do país, o Ministério da Saúde enviou para o estado do Amazonas sete kits calamidade, com capacidade de atender 10,5 mil pessoas por até um mês, e mais 71,5 mil unidades de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT). Os insumos desembarcaram nesta segunda-feira (9).

A entrega se deu a pedido do estado, que sofre com a maior estiagem dos últimos 43 anos em 58 municípios. Na última semana, uma comitiva interministerial liderada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, visitou o Amazonas para avaliar a situação vivida pela população. Na ocasião, foi firmada a assistência com R$ 138 milhões para dragagem dos rios Madeira e Solimões, além da ajuda humanitária e reforço no combate a incêndios.

“Não faltarão recursos. O que tiver de necessidade (os municípios) vão encaminhando para a gente poder, dentro da lei, liberar os recursos o mais rápido possível e atender à população”, disse Alckmin em entrevista coletiva.

O Ministério da Saúde segue monitorando a situação no Amazonas e outros estados impactados pela seca, e mais insumos podem ser enviados a partir novas solicitações.