Ministério da Saúde pede autorização para importar medicamentos contra varíola do macaco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na terça-feira (23/8), pedido do Ministério da Saúde para importação do antiviral tecovirimat, utilizado no tratamento de casos graves da varíola dos macacos.

A solicitação para adquirir o medicamento é feita porque o remédio ainda não tem registro junto à Anvisa. Para realizar a importação, o Ministério da Saúde deve enviar uma série de documentos que atestem a segurança dos fármacos.

“Nessa análise a Anvisa confirmará se as características essenciais do medicamento são as mesmas aprovadas por autoridades reguladores estrangeiras equivalentes à Anvisa (AREE), tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações terapêuticas, contraindicações, posologia, população alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações”, informou o órgão regulador.

O prazo para avaliação da Anvisa é de sete dias úteis. Na terça, o Ministério da Saúde também solicitou a dispensa para importação de doses de vacinas contra a varíola dos macacos.

A pasta adquiriu 50 mil doses do imunizante, que serão destinadas a 25 mil pessoas, já que a aplicação é em dose dupla. As vacinas serão destinados somente aos profissionais de saúde que têm contato direto com o vírus.

Com informações Metrópoles