Ministra Damares revela projeto para proteger pets de agressores

Do Pleno news

Durante a entrevista nesta segunda-feira (24), a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, falou sobre o aumento da violência doméstica durante o período da quarentena.

Ela afirmou ainda que é preciso entender que o problema é muito complexo e não termina quando a vítima deixa o lar. Ela lembrou dos animais de estimação que, por não conseguirem ir com os donos para o abrigo, ficam a mercê do agressor em casa.

– Tão logo a ocorrência é feita, é realizada também uma análise para saber se será preciso uma medida protetiva. Às vezes, é o afastamento do companheiro de casa e, às vezes, é a saída dela (vítima) do lar. E essa medida é para crianças também. E agora vou contar uma coisa super interessante que acho que nunca falei em um veículo de comunicação: acho que vou ter que mudar o nome do meu ministério para “Mulher, Família, Direitos Humanos e Animais” – começou.

A ministra explicou que a pasta está pensando em mudar as medidas protetivas porque, quando a vítima é tirada de casa e levada para um abrigo, os pets ficam com o agressor. Ela afirmou que passou a pensar nesta problemática após uma visita de uma ONG de proteção animal ao seu gabinete.

– O agressor começa a maltratar o pet por vingança ou esquece de por a água, a comida, deixa preso em casa… Resultado: nós já temos em uma de nossas Casas da Mulher Brasileira um quadradinho que é um espaço para os pets destas vítimas – explicou.

“vou contar uma coisa que nunca falei em um veículo de comunicação: acho que vou ter que mudar o nome do meu ministério para “Mulher, Família, Direitos Humanos e Animais”

Na mesma entrevista, que durou quase 1 hora e 30 minutos, Damares também falou sobre a necessidade de oferecer maior proteção às mulheres, ao feminicídio e violência contra os idosos e crianças. Mas também mostrou seu lado bem humorado ao falar sobre sua personalidade e relacionamentos. Confira a entrevista na íntegra acima.