Servidores da FVS são destaques na 16ª edição da Expoepi, em Brasília

Quatro servidores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) estão entre os premiados na Mostra Nacional de Experiências Bem- Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXpoepi), realizada nesta semana, em Brasília.

Os resultados da 16ª edição da Expoepi foram divulgados na cerimônia de encerramento do evento, nesta sexta-feira (06). A disputa aconteceu em 15 categorias, sobre os mais variados temas da vigilância em saúde de todo o país. Foram premiados 45 experiências bem-sucedidas, trabalhos profissionais e serviços de saúde do país.

Os trabalhos concorreram nas categorias: Experiências Bem-Sucedidas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Trabalhos Científicos desenvolvidos por profissionais do SUS.

Categoria Doutorado – O biólogo do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM, Jaídson Nandi Becker, ficou em segundo lugar na categoria Doutorado, pela “Mobilidade humana e heterogeneidade espacial: novos elementos para o estudo da malária na região metropolitana de Manaus”.

Categoria Experiência Exitosa – A Fundação ainda recebeu o segundo lugar na categoria experiência exitosa. O trabalho premiado foi apresentado pela assessora de Desenvolvimento Institucional da FVS, Wladmary Mendonça de Azevedo, com o tema: “Controle integrado das doenças tropicais negligenciadas em áreas urbanas de Manaus beneficiadas por projetos de saneamento, da área Enfrentamento das doenças negligenciadas ou em eliminação como problema da Saúde Pública”.

Destaques – Também na categoria Doutorado, a subgerente de Entomologia da FVS, Erica Cristina Chagas, conquistou menção honrosa pela apresentação da tese “Leishmaniose tegumentar americana em área rural endêmica na Amazônia Ocidental: estudo sobre flebotomíneos, em formato de pôster”.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FVS, Amanda Andion, conquistou menção honrosa na categoria experiência exitosa com o trabalho “Programa de Brigadas contra o Aedes Aegypti do Estado do Amazonas, da área Vigilância, prevenção e respostas às doenças transmissíveis com potencial epidêmico, em formato de pôster”.