domingo, 27, setembro, 2020
Vacinação contra gripe terá 112 postos a partir desta segunda-feira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Manaus vai iniciar nesta segunda-feira (25), uma ampliação dos postos e estratégias da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Além dos 57 postos que já disponibilizam a vacina, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai iniciar a oferta do serviço em outros 55 locais distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, totalizando 112 postos.

Entre as Unidades de Saúde com a oferta da vacina, 38 da Estratégia Saúde da Família (ESF) irão iniciar o agendamento para a imunização da população do território de abrangência.

Já as unidades de saúde que são referência para atendimento da Covid-19, mesmo sem colocar em funcionamento a sala de vacina, irão montar postos em locais estratégicos para atender a população, facilitando o acesso ao serviço, como escolas e associações de moradores.

O público-alvo prioritário dos postos de vacina das ESFs são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), trabalhadores da saúde, adultos de 55 a 59 anos e professores. A vacina de idosos a partir de 60 anos continua sendo realizada em domicílio até o dia 5 de junho, conforme determinação do Ministério da Saúde.

De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, o agendamento das famílias situadas no território das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para a vacinação será feito com horário pré-estabelecido, evitando filas e aglomeração.

A campanha contra a influenza também tem como público-alvo pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa, e caminhoneiros.

As pessoas que integram os grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde, podem procurar um dos postos de vacinação situados nas Unidades de Saúde, ou instalados em locais estratégicos, como o Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para evitar aglomeração nos postos, a Semsa orienta a população para seguir um cronograma de atendimento, de acordo com o mês de nascimento.

Ao comparecer ao posto de vacina, além do documento de identidade com foto, trabalhadores da saúde devem apresentar também Carteira do Conselho ou documento que comprove a condição profissional; já portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar laudo ou receita médica; pessoas das forças de segurança e salvamento podem apresentar a carteira ou crachá funcional que comprove exercício ativo da profissão; funcionários do transporte coletivo (motoristas e cobradores) apresentam crachá ou contracheque; gestantes, crianças e puérperas precisam apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); para professores é necessário o crachá ou contracheque; adultos de 55 a 59 anos podem apresentar o RG; Caminhoneiros devem apresentar crachá e contracheque que comprovem o exercício profissional e CNH (C, D e E).

A lista com o endereço dos postos de vacina contra a influenza pode ser acessada no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).

Calendário para vacinação contra influenza:

DATA NASCIDOS EM:

Segunda-feira JANEIRO; FEVEREIRO; MARÇO

Terça-feira ABRIL; MAIO

Quarta-feira JUNHO; JULHO

Quinta-feira AGOSTO; SETEMBRO

Sexta-feira OUTUBRO; NOVEMBRO; DEZEMBRO

Leia Também

Siga nossas mídias sociais

redacao@portaldacapitalam.com.br

(92) 99514-1517

Portal da Capital Am

Informação com Credibilidade

Copyright © Todos os direitos reservados.