Formação de professores e impactos da BNCC norteiam atividades em comemoração aos 43 anos do Cepan

O processo de formação dos educadores dentro da proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi debatido, na manhã desta quinta-feira (19/12), no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan). A palestra “Os impactos da BNCC na formação de professores: marcos legais, contextuais e diretrizes pedagógicas” integra a série de atividades em comemoração aos 43 anos do Centro de Formação e visa debater as diretrizes do documento homologado pelo governo brasileiro em dezembro de 2017 e que deverá orientar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros a partir do ano de 2021.

O evento reuniu um público de cerca de 300 pessoas, entre educadores, gestores e pesquisadores, com intuito de identificar aspectos essenciais envolvidos na formação inicial e continuada de professores que precisam ser considerados para a implementação efetiva da BNCC.

Ao parabenizar o Cepan, o secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira, afirma que o centro é uma das principais ferramentas para desenvolver e divulgar as diretrizes da BNCC no Amazonas. “A nossa administração reconhece a importância do Centro para a educação no Estado e, por conta da transformação que o ensino médio está passando, asseguro que este será um dos grandes focos da nossa atuação”, afirmou.

A atual diretora do Cepan, Ana Lucena, cita a importância de discutir pedagogicamente as políticas que devem nortear o ensino nacional. “Sabemos que, se o currículo muda, a formação do professor também precisa ser refletida. Por isso, buscamos proporcionar um espaço de diálogo com diversas instituições que deverão ser atingidas diretamente pela BNCC”, destacou Lucena.

Além da Secretaria Estado de Educação e Desporto, a mesa foi composta por representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Universidade Nilton Lins e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A representante do Ifam, Maria Rosangela Santos, falou da importância de se levar, com propriedade, as normas do documento ao conhecimento de todos.

“Todo novo documento, enquanto marco legal, traz inúmeras contestações acerca da forma com que estes métodos serão inseridos dentro da educação do Amazonas. Com isso, vejo que a BNCC propõe mudanças grandiosas em todos os aspectos, desde a infraestrutura, gestão e formação de professores, sendo necessário possuir todo o material de apoio que possa garantir os direitos de aprendizagem dos nossos estudantes na educação básica, no intuito de que este estudante desenvolva suas habilidades mínimas necessárias para compreender um novo futuro e possa almejar uma instância superior”, disse.

Novo Ensino Médio – Com o tema “Itinerários Formativos para o currículo do Novo Ensino Médio”, a segunda palestra do evento comemorativo desta quinta-feira, que contou com a participação das professoras Ana Lucena e Sheyla Cordeiro, teve como objetivo principal compreender o processo do ensino médio e seus marcos legais.

Homenagens – Na ocasião, as ex-diretoras do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) – entre elas a primeira diretora, Euclidia Grana Ehm Filha – foram homenageadas como forma de reconhecimento e valorização pelo trabalho desenvolvido durante os 43 anos de existência do centro.