Fifa abre processo disciplinar contra Brasil e Argentina por jogo suspenso

A partida das Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, levou a FIFA a abrir procedimentos disciplinares, devido a suspensão do jogo por agentes da Anvisa no último domingo. O jogo foi interrompido por causa de quatro jogadores argentinos da Premier League que violaram as regras de quarentena da covid-19 do país.

Os jogadores são o goleiro Emiliano Martinez do Aston Villa e a dupla do Tottenham Hotspur, Cristian Romero e Giovani Lo Celso que jogavam pela seleção argentina quando autoridades da agência reguladora de saúde pararam a partida. Segundo o relatório, jogadores argentinos fizeram declarações falsas sobre seu paradeiro anterior em formulários de imigração.

“Após a análise dos relatórios oficiais da partida das Eliminatórias da Copa do Mundo entre Brasil e Argentina, a FIFA pode confirmar que um processo disciplinar foi aberto envolvendo as duas federações”, disse a entidade nesta terça-feira.

“As duas equipes foram solicitadas a fornecer mais informações sobre os fatos que levaram à suspensão da partida, que serão coletadas e analisadas minuciosamente pelo Comitê Disciplinar da FIFA”, acrescentou.

Segundo a Anvisa, as regras valem para todos e deixam claro que os viajantes que estiveram no Reino Unido, África do Sul ou Índia nos últimos 14 dias estão proibidos de entrar no país, a menos que sejam brasileiros ou tenham residência permanente.

A Polícia Federal do Brasil disse na segunda-feira que abriu um inquérito formal sobre as ações dos jogadores argentinos que, disse um porta-voz, foram deportados. O meio-campista argentino do Aston Villa Emiliano Buendia também havia viajado do Reino Unido e estava nas arquibancadas.