Menina de cinco anos quebra perna ao descer por escorregador inflável durante evacuação de voo

Na madrugada desta quinta-feira (25), durante evacuação de uma aeronave da Azul (AD 2751), uma menina de cinco anos quebrou a perna ao descer pelo escorregador inflável. A aeronave com 132 passageiros, seguia para a cidade de Guarulhos (SP), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá), quando teve uma pane.

Juliana Amorim Fávero, 36 anos, mãe da criança fez uma declaração que não houve nenhum comunicado oficial. “Nada foi falado pelos microfones. Só lembro de ver a aeromoça gritando lá na frente para todos saírem”, disse.

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas durante as saídas de emergência. Uma mulher pulou de uma altura considerável e quebrou a perna.

Juliana estava acompanhada do marido Giovani Dalla Corte, 38 anos, na 18ª fileira e ao lado do motor esquerdo da aeronave. Junto dela estavam os filhos, um de três e a menina de cinco anos. Juliana disse que não deu tempo de pensar em nada e apenas ouviu o burburinho dos passageiros aumentando.

“Ouvi pessoas dizendo ‘vai explodir! ’. Tentei não prestar atenção nisso e manter a calma para sair mais rápido do avião”, conta.

Ela acredita que a fratura na tíbia teria ocorrido quando desceu pelo escorregador. Juliana teria sentido a perna da filha presa atrás dela, agarradas em um abraço bem apertado.

Ela relata que os passageiros se distanciavam da aeronave e eram empurrados pela força do vento expelida pelo motor esquerdo. “Tinha muita gente caindo por causa disso”, diz.

A família de Juliana aguardou, no escuro, sem nenhum auxilio, com outros passageiros em um terreno ao lado da pista. Depois de esperar por um tempo, o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os bombeiros verificaram se todos estavam bem. “Ao toque, disseram que era uma contusão”, explica Juliana sobre quando sua filha foi atendida.

Os passageiros caminharam da pista até o portão de desembarque, onde foram orientados a fazer o checking. Nesse momento, a filha dela foi ao banheiro e caiu, reclamando muito de dores nas pernas. Foi nessa hora que ela percebeu o ferimento e levou a filha ao Hospital Ortopédico.

Os clientes evacuaram a aeronave por meio das saídas de emergência do avião, após a identificação de uma pane na aeronave.

“A Azul destaca que está prestando todo o apoio necessário aos Clientes, lamenta o ocorrido e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, finaliza a nota.