Ministro da Educação pede desculpas por declaração sobre alunos com deficiência

Nesta quinta-feira (16) em audiência pública na Comissão de Educação (CE) do Senado, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu desculpas, por dizer em entrevista que estudantes com deficiência “atrapalham” outros alunos e afirmar publicamente que “é impossível a convivência” com crianças com algum grau de deficiência, o que gerou  polêmica e revolta nos setores da educação e população em geral.

Porém, os Senadores dizem que as desculpas precisam ser mais do que palavras, ações.

“Minhas palavras não foram adequadas. Não representa meu pensamento. Quero reiterar meu sincero pedido de desculpas a todos que de alguma forma se sentiram ofendidos. O ministro da Educação não é essa pessoa que foi pintada”, defendeu-se.

O chefe da pasta de Educação disse que nunca teve a intenção de “magoar” e que suas colocações “não foram as mais adequadas”.

Ribeiro ainda disse que esses alunos devem ser incluídos na educação tradicional e que não deve haver distinção. O ministro reiterou que o Ministério da Educação investiu cerca de “meio bilhão” de reais em medidas de acessibilidade e capacitação de professores nos últimos dois anos.