Omar afirma que CPI vai investigar interesse financeiro sobre cloroquina

Nesta quinta-feira (10), o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), durante uma entrevista à imprensa declarou que o objetivo da CPI da Covid é descobrir se houve interesse financeiro na compra de cloroquina, além de esclarecer outros quatro pontos nas investigações sobre o combate a pandemia no Brasil.

“De cabeça, me lembro de quatro linhas de investigação: como se propagou, quem fez, quem está por trás, quem bancou páginas de jornais que valem uma fortuna, quem bancou isso. Isso nós estamos atrás. Isso é uma das linhas, mas tem três ou quatro que estamos atrás e vamos entender por quê desse “amor”, disse o senador.

Outro ponto apresentado pelo presidente da Comissão foi o valor das doses da vacina contra covid-19, adquiridas pelo Brasil. Na época em que foram oferecidas, Bolsonaro afirmou que as doses estavam acima do preço, e que por essa razão o governo federal não efetuou a compra. No entanto, as investigações da CPI constataram que o gasto para comprar os imunizantes foi mais caro que o oferecido de primeiro momento.

“Foram 100 milhões de vacinas que ele comprou por dois dólares a mais. Por que era 10 [dólares] e virou 12? Não estou entendendo. A produção de remédio, quanto maior oferta, tendência é diminuir preço, agora aumenta preço?”, comentou.