Presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusa ONGs de serem responsáveis pelas queimadas na região da Amazônia Legal

A declaração do Presidente Jair Bolsonaro em que acusa as ONGs, os produtores rurais, e indígenas, de serem os verdadeiros responsáveis pelos incêndios, aparece num vídeo que viralizou nas redes sociais.

Ao longo da transmissão, o presidente afirmou que incêndios são “comuns”, ao redor do mundo mas que no Brasil há um “viés criminoso”. Antes de elencar as acusações, disse: “Quem que pratica isso? Não sei. Os próprios fazendeiros, ONGs, seja lá o que for, índios, seja lá o que for”, disse. A acusação aos produtores rurais soou como uma virada brusca na posição de Bolsonaro em relação às queimadas. Com ligações estreitas com o agronegócio e a bancada ruralista, o presidente afirmou — após a intensificação do problema das queimadas — mais de uma vez que as ONGs seriam as responsáveis pelos incêndios. “Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ongueiros para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil.

“O presidente já destacou que muitas delas [ONGs] atendem aos interesses estrangeiros que cobiçam as riquezas naturais existentes no território brasileiro. Algumas vivem, exclusivamente, do aporte financeiro externo que no momento, em face das ações do governo brasileiro, foram estancadas por má gestão. (…) O presidente tem a percepção de que essas queimadas podem estar sendo realizadas em represália a esses prejuízos por parte das ONGs”, afirmou o General Rêgo Barros, porta-voz do governo.