Deputado do Amazonas solicita estudos com bafômetro de detecção de coronavírus no Brasil

O teste de bafômetro para detecção de Covid-19 é a mais nova tecnologia para conter a proliferação da doença. Por isso, o deputado federal Capitão Alberto Neto solicitou ao Ministério da Saúde que realize estudos sobre a eficácia do método para futura aplicação no Brasil.

“A pandemia ainda não acabou no Brasil, cabe a nós andarmos lado a lado com a tecnologia. O bafômetro pode ser um novo instrumento para que possamos conter a proliferação do coronavírus, facilitando a detecção da doença e tratamento. Recomendei ao MS que seja realizado estudos e posterior uso no nosso país”, destacou.

Em Cingapura, o novo bafômetro já teve seu uso aprovado pelas autoridades sanitárias do país e está sendo estudado um teste de implantação na fronteira com a Malásia. De acordo com a startup que desenvolveu o instrumento, o vírus é detectado em menos de um minuto.

Um teste clínico realizado pela empresa atingiu mais de 90% de precisão no ano passado. Países como Indonésia e Holanda também lançaram testes semelhantes. O bafômetro é uma inovação vista com muito entusiasmo pela população, pois o PCR é invasivo e muitas vezes doloroso.

Dados – Até esta quinta-feira (27), o Brasil soma mais de 16.200 milhões de casos, mais de 450 mil mortes em decorrência da doença e mais de 14.700 pessoas recuperadas.