Itamarati: ganha linha de distribuição de água para população afetada pela enchente

Para auxiliar a população afetada pela enchente no interior do Estado, o Governo do Amazonas está realizando a instalação de linhas de distribuição de água potável para auxiliar famílias em áreas alagadas na ‘Operação Enchente 2021’. O abastecimento é oferecido de forma gratuita por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Defesa Civil.

O primeiro ponto de distribuição foi instalado no município de Itamarati (a 985 quilômetros de Manaus), na calha do Juruá. A subida do rio já afeta mais de mil famílias na localidade, atendidas com ajuda humanitária do Governo do Estado. Na última sexta-feira (12), o governador Wilson Lima participou da entrega de cestas básicas, kits de higiene, kits dormitório, gás de cozinha e outros mantimentos.

O diretor-presidente da Cosama, Armando do Vale, frisou que a companhia tem trabalhado para atender a população afetada no interior do Amazonas. Entre as medidas, ele cita a implantação de Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam) em Boca do Acre e Envira. Em cada município, três estruturas foram montadas para abastecer as vítimas da enchente. Atualmente a Cosama cuida do abastecimento de 14 municípios.

“Implantamos uma linha de distribuição de água potável para que as pessoas, gratuitamente, possam coletar a água e levar para a casa delas. É uma forma de amenizar o sofrimento dessas pessoas aqui em Itamarati”, disse Armando, acrescentando que mais de 600 famílias em Itamarati terão a isenção da cobrança na conta de água.

O gerente da Cosama em Itamarati, Elias Torres, explicou que o ponto de abastecimento está interligado ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. O sistema deve fornecer água tratada para uma média de 400 famílias. O objetivo é instalar mais dois em áreas distintas da cidade, a fim de alcançar o maior número de pessoas.