Bienal RJ diz que não vai recolher livros após censura de Crivella: “Não é destinado ao público infantil”

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella deu ordenou na noite de quinta-feira (05), aos organizadores da Bienal do Livro, evento realizado em um centro de exposições da zona oeste da capital carioca, que fosse recolhido o livro da história em quadrinho “Vingadores – A Cruzada Das Crianças”, segundo ele, oferece “conteúdo sexual para menores”.

Segundo Crivella, que postou um vídeo nas redes sociais anunciando a determinação de recolhimento da obra, “livros assim precisam estar em um plástico preto, lacrado, avisando o conteúdo”.

Na legenda do vídeo, o prefeito escreveu: “Pessoal, precisamos proteger as nossas crianças. Por isso, determinamos que os organizadores da Bienal recolhessem os livros com conteúdos impróprios para menores. Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”.

https://www.facebook.com/watch/?v=1443909489091081

A Bienal do Livro rebateu o prefeito dizendo que é um direito do consumidor solicitar a troca de um produto que ele comprou, e não gostou, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.

Lançada em 2010, Vingadores – A Cruzada das Crianças, que não é destinada ao público infantil, mostra os personagens Wiccano e Hulkling como namorados, e mostra beijo entre os dois.

A Marvel não participa da Bienal do Livro do Rio com estande, mas seus livros estavam à venda no estande de outros expositores. Segundo a assessoria da Bienal do Livro do Rio, a edição de Vingadores – A Cruzada das Crianças esgotou na manhã desta sexta-feira (06), em apenas 35 minutos.