Eleições: quem não votou no 1º turno pode ir no 2º mesmo sem justificar

Eleições – Nas 57 cidades onde haverá segundo turno neste domingo (29), os eleitores podem ir votar mesmo que não o tenham feito no primeiro turno e que não tenham justificado a ausência. Do total de municípios onde ocorrerá o segundo turno, 18 são capitais.

Os eleitores devem comparecer às urnas entre as 7h e as 17h deste domingo. Nas primeiras três horas do pleito (das 7h às 10h), a prioridade é para pessoas com mais de 60 anos, por serem do grupo de risco para complicações da Covid-19. Para votar, é necessário levar apenas um documento com foto e ir de máscara. Levar o título de eleitor não é obrigatório, mas é recomendado.

O aplicativo e-Título, que traz diversos serviços para o eleitor, não pode ser baixado neste domingo. No primeiro turno, diversos eleitores relataram problemas para fazer o download da ferramenta no dia do pleito. Naquele dia, os sistemas da Justiça Eleitoral foram alvo de ataque hacker.

Quem cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral leva uma vantagem. No app e-Titulo, já vai constar uma foto sua, além do número do título, zona e seção. Com isso, basta apresentar o celular com essa tela do aplicativo aberta, sem precisar de outro documento.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta quando forem votar, para assinar o livro de presença. Assim, evitam uma eventual contaminação das mãos ao tocar em uma caneta que já foi pega por outras pessoas.

Local de votação

Se você não compareceu no primeiro turno, é recomendado que consulte seu local de votação. Isso porque houve mudanças em relação às eleições de 2018. Quem já baixou o aplicativo e-Título pode consultar seu local de votação pela ferramenta.

Mas quem não tem o app instalado pode consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clicando nesse link você tem acesso direto para a página com a informação.

Fonte: Revista Fórum