Wilson Lima anuncia ‘Cartão Auxílio estadual’ para famílias amazonenses

O governado do Estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou na manhã desta quinta-feira (28), por meio de live, o lançamento do ‘Cartão Auxílio estadual’, que deve beneficiar 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade no valor de R$ 600, o valor será dividido em parcelas de R$ 200, por três meses.

Os contemplados terão os nomes divulgados na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, e a primeira parcela será depositada ainda no início de fevereiro, a segunda no final do mesmo mês, enquanto que a terceira parcela será disponibilizada no mês de março.

De acordo com Wilson Lima, o benefício servirá para a aquisição de alimentos e produtos de higiene, em estabelecimentos credenciados.
Para saber se foi contemplado, o cidadão deve acessar o site: auxilio.am.gov.br

O cadastro vai obedecer ao CadÚnico e o beneficiado pode conferir se o nome consta na lista acessando a página do site já mencionado. Ao inserir o número do CPF e a data de nascimento, caso tenha o perfil aprovado pelo sistema e esteja dentro dos critérios do cadastramento como sendo de extrema pobreza, o nome irá constar na lista.

Ainda de acordo com o governador, o cartão ‘Auxílio estadual’ será entregue na residência do beneficiado por um sistema delivery. Ele alerta que o entregador estará devidamente identificado e que não será necessário ir a nenhum órgão fazer credenciamento.

O governador alertou para a manutenção dos protocolos dos órgãos sanitários para o combate ao novo coronavírus e pediu que a população continue colaborando para que o vírus não circule e assim a doença seja freada no Estado e todos os cidadãos possam voltar as suas atividades.

Oxigênio
Wilson Lima falou também sobre a dificuldade na produção do oxigênio para paciente em tratamento nos hospitais. Ele informou que estão sendo instaladas mini usinas para a produção e manutenção do produto nesses locais. Alguns equipamentos estão sendo disponibilizados pela Governo federal.

O oxigênio ainda é um ponto de atenção, já que a empresa responsável não consegue produzir o produto necessário para atender a demanda do Estado, explicou Wilson Lima. Ele informou também, que uma equipe está sendo contratada para atender no Hospital de Campanha Nilton Lins, na zona Centro-Sul de Manaus.

Participaram da live, o coordenador da Unidade de Gestão Integrada (UGI), Tiago Monteiro de Paiva, a secretária executiva do FPS, Kathelen de Oliveira Braz dos Santos e a secretária de Estado de Assistência Social, Maricilia Teixeira da Costa.