
O governador Wilson Lima foi até a Base Aérea de Manaus, na zona sul, na tarde desta segunda-feira (02), receber a comitiva interministerial que vai reunir com os governadores dos estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. A reunião será realizada amanhã (03), às 10h, na sede do Governo do Amazonas, bairro Compensa II, zona oeste da capital.

Na comitiva estão os ministros da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni; do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva. Também integram o grupo o secretário geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general do Exército, João Carlos de Jesus Correia.
Os governadores do Acre, Gladson Cameli, de Roraima, Antônio Denarium, e de Rondônia, Marcos Rocha, confirmaram presença no encontro. A reunião em Manaus será para discutir medidas de combate a queimadas e propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
“Nessa reunião nós vamos tratar sobre as ações que já estão sendo tomadas no estado do Amazonas e nos outros estados, para combater o desmatamento e também as queimadas. Agora, mais importante que tudo isso é começar a pensar no futuro, porque ano que vem nós vamos ter uma situação muito parecida se nada, nenhuma ação efetiva for tomada”, disse Wilson Lima.
O governador reafirmou que também é preciso avançar nas discussões sobre desenvolvimento sustentáve. “Nós precisamos avançar em algumas questões que há muito tempo não tiveram os encaminhamentos necessários, como regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico, estrutura mínima de produção e desenvolvimento sustentável para algumas regiões, o fomento para algumas cadeias, para que efetivamente a gente possa dar condições de sobrevivência para o cidadão que mora aqui”, frisou.
Wilson Lima destacou, ainda, que será mais uma oportunidade de fortalecer a defesa da Zona Franca de Manaus. “É um momento também muito importante para falar do maior projeto de preservação da Amazônia que é a Zona Franca de Manaus, um modelo de desenvolvimento regional que ajudou a proteger a floresta ao longo dos anos”, ressaltou.
Amazônia Oriental – A comitiva federal veio de Belém (PA), onde hoje reuniu com os governadores da Amazônia Oriental: Pará, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Eles discutiram o fortalecimento do monitoramento, fiscalização, regularização fundiária, Fundo Amazônia e desenvolvimento do Sustentável na capital paraense.
A agenda dos ministros é um desdobramento da reunião da última terça-feira (27), em Brasília (DF), do presidente Jair Bolsonaro com governadores dos estados da Amazônia.